Pesquisar no conteúdo do blog do Fox Paulistinha

sábado, 23 de abril de 2011

Origem e características gerais do Fox Paulistinha

Old English Terrier
Quando alguém procura por uma raça é comum as pessoas se preocuparem com os padrões característicos daquela raça. O Fox Paulistinha é uma raça que permite muitas possibilidades de coloração e pigmentação do pelo. Os criadores sérios se preocupam muito com a manutenção de algumas características básicas para não desviar o formato relativamente homogêneo dentro de cada característica específica.

Na origem do Fox Paulistinha, apesar de não conclusiva, alguns pesquisadores propõe algumas raças importantes como o Jack Russel Terrier, o Fox Terrier, o Beagle e até mesmo o desaparecido Old English  Terrier.

Estes terriers, que vinham da Europa no sec XIX, misturavam-se com raças brasileiras, que na maiorias das vezes não são especificadas, formaram um fenótipo padronizado nas primeiras décadas do sec XX.

Nesta mistura, quase ocasional, pode-se relativizar os padrões apesar dos esforços dos sérios criadores no Brasil.

Esta questão é baseada no fenótipo do Jack Orelhas. Ele é filhote de pais considerados puros e com pedigree, no entanto, alguns 'especialistas' tendem a 'condenar' as ditas 'cabeças amarelas' como Jack apresenta.

Cesar Millan tem um comentário interessante sobre raças. Algo do tipo que diz que raças são apenas 'roupas de griffe' mas todos são cães com as mesmas características básicas. A beleza da raça é a adimiração das características comportamentais e fenotípicas padrão, mas são muito inferiores à admiração do relacionamento que o cão pode proporcionar.
Jack Orelhas


Jack Russel Terrier
Fox Terrier
Beagle

Um comentário:

  1. Muito legal essa raça, o Fox Paulistinha é mesmo muito bacana e inteligente.
    Achei muito interessante a origem deles e como eles foram se adaptando a nossa realidade.
    Li muita informação bacana nesta página bem aqui.

    ResponderExcluir